top of page

O prato quente, para estes dias frios!


N'A Bárbara

A Primavera insiste em manter-se tímida e enquanto já me convencia a mim e a vocês de que era tempo de gelados, mudam-se os tempos e com eles, as vontades!

O fim de semana já passou, mas não é isso motivo de tristeza, porque se chove lá fora, aqui dentro há todo um leque de possibilidades! E foi com este pensamento em mente, que me pus a inventar e a brincar literalmente com o que tinha ao meu dispor.

Trago-vos então, um prato com alguma cor, mas principalmente muito sabor!

Levei-me a passear um dia destes, e terminando o passeio em corredores de supermercado, fiz-me acompanhar por alguns ingredientes incomuns na minha despensa.

É o caso da base deste prato, um linguini nero, que é o mesmo que chamar massa linguine de tinta de choco. Se o leitor for vegan, é só fugir deste tipo de massa e optar por qualquer outra, aconselho por exemplo um linguini al pesto, que ficará igualmente divinal!

Apesar do aspecto incomum e da cor que pode ser razão para alguma relutância, posso adiantar que não há choque nenhum no que diz respeito a sabor ou textura em relação a outras massas, mais vulgares e recorrentes nas mesas portuguesas.

Em relação ao acompanhamento, optei por promover o convívio de alguns ingredientes de que gosto muito como a soja grossa, cogumelos e cebola. Tudo isto com temperos bons e posteriormente refrescados com leite de soja, o cheiro era divinal, e o sabor não fica em nada atrás!

A soja como sabem, é uma das muitas opções ao consumo da carne, por conter todas as proteínas e aminoácidos essenciais. Ao contrário dos alimentos de origem animal, a soja não apresenta quantidades prejudiciais de gorduras saturadas e favorece a saúde cardiovascular. Com um alto teor em proteína é uma excelente fonte de fibra e é 100% vegetal.

O consumo da soja pode ser feito de variadíssimas formas, sendo vastas as formas de como podemos encontrar este ingrediente. Seja sob a forma sólida ( soja grossa, fina ) que em muito se assemelha à experiência de consumir carne na textura e consistência. Ou então, em forma líquida, como seja o leite de soja, iogurtes, etc.. que são igualmente saborosos!

Mas atenção, embora a soja seja um excelente aliado na compensação numa alimentação onde não existe ingestão de produtos de origem animal, há que ter atenção ao seu consumo. Promovam sempre uma alimentação com diversidade!

Mas então, se o espírito era de aventura, vamos a isto? A receita é simples, e barata!

 

LINGUINI NERO COM SOJA

30-40min.

Serve 4 pessoas

 

Que tal? Experimentem!

Um até já!


 

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page