top of page

Um Assado para toda a Familia!


Hoje trago-vos o meu tesouro em dias de folga! E para além de bonito, é das melhores coisas que ja provei!

Confesso que antes de começar esta aventura de mudança de dieta onde reina a ausência de animais no prato, ponderava bastante o que ia perder e deixar de poder consumir. Cozinhados de forno sempre foi dos meus melhores amigos... Mas em nada tive de ceder, só ganhei! E este prato é a prova!

Uma das primeiras coisas a saber é, uma vez feita a opção de anular proteína animal das nossas refeições, há necessidade de ter alguma atenção à construção dos nossos pratos, o que para mim, sinceramente é a parte que mais gosto e mais me divirto.

A palavra-chave desde o dia da nossa decisão para a posterioridade é: VARIEDADE

Num destes dias pensei em fazer uma mega refeição e que sem grande trabalho me desse o maior número de sabor, texturas e que me permitisse tanto fazer quantidades maiores ou menores sem grandes contas ou medidas, e hei-la!

Neste assado encontramos fruta, legumes variados, batata doce, ervas aromáticas e de todos estes elementos retiramos o que de melhor têm, até ao suco!

No campo dos legumes todos são bons e há que não ter medo de os usar, aconselho apenas a usar legumes cujo tempo de cozedura não seja muito díspar, para não ficarmos com alguns crus ou outros muito queimados.

Quanto à dificuldade na confecção, é nula. Juntar cores e formas, pulverizar e regar com o que mais gostamos e deixar o quentinho do forno libertar todas as inibições que os ingredientes possam ter! O conteúdo nutricional dos legumes é bastante como sabemos, mas variam consideravelmente. O que é comum a todos e bom de saber, é que são fortes em vitaminas, fibras, hidratos de carbono e dietéticos minerais.

Na escolha dos hidratos, opto sempre pela batata doce ao invés da branca. O sabor é mais interessante, cozinha rápido e esta constitui um carbohidrato complexo de baixo nível glicémico, ao contrário da batata dita "normal" ( a branca ). "O que é que isso quer dizer Bárbara?" - perguntam vocês - Fácil, significa que a absorção feita pelo nosso corpo vai ser mais lenta, não existindo um pico glicémico repentino como no caso de outras batatas. Não estimula assim, uma maior produção de insulina ( que contribui para o aumento da fome e da acumulação de gorduras). A batata doce é assim, uma querida ! É rica em fibras, e aconselho o consumo desta com a casca, para aproveitar a fibra toda, que se encontra justamente aqui. Reduz o colesterol, é fonte de ferro, vitamina C e potássio.

Acho importante conhecermos os alimentos para depois percebermos um bocadinho do que estamos a comer e qual o impacto que terá no nosso corpo, podendo assim, fazer melhores escolhas e alterações de forma a trazer cada vez mais ferramentas para um bom funcionamento do nosso corpo.

E depois de termos aprendido tudo isto, vamos lá!

 

ASSADO DE LEGUMES

35-45min.

Serve 2 pessoas

Espero que gostem!

Até já!

 

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page